quarta-feira, 8 de abril de 2009

Biscuit

CURSO DE PORCELANA FRIA - "BISCUIT"


· Como preparar a massa:

Ingredientes

· 2 Xícaras de chá de amido de milho
· 2 Xícaras de chá de cola (Cascorez Extra - rótulo Azul)
· 2 colheres de sopa de vinagre branco - (Age como conservante)
· 2 colheres de sopa de Vaselina Líquida
· 1 colher de sopa de creme não gorduroso para mãos

Preparo

Coloque em uma tigela de vidro ou um recipiente de plástico para microondas o amido de milho e a cola e misture bem com uma colher de pau até que dissolva todo o amido de milho, coloque o vinagre e a vaselina e misture novamente.
Coloque a tigela no microondas e regule-o para 3 minutos, ligado na potência máxima, após cada minuto interrompa o processo, retire a tigela e misture bem a massa com a colher de pau. Em seguida, volte a tigela ao forno. A massa deverá estar no ponto após os 3 minutos, mas, fatores como variação na rede elétrica, diferenças de tamanho entre as xícaras usadas como medida e modelos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa.
Uma vez pronta a massa, espalhe sobre uma superfície de mármore ou fórmica, 1 colher de sopa rasa de creme não gorduroso para mãos (não exceda a quantidade indicada na receita - 1 colher é o suficiente) e despeje a massa por cima, ainda quente, sove a massa até que ela esteja totalmente uniforme, quanto mais você manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar.
Por fim, coloque-a num saco plástico ainda quente, para evitar que resseque. Pode ser utilizada assim que estiver totalmente fria.



· Como tingir a massa:

O resultado do trabalho é sempre melhor, se você deixar para tingir a massa natural apenas na hora de ser utilizada. De qualquer maneira, ela pode ser embalada em plástico, já colorida.



· Sobre o conservante:

Algumas receitas de massa para Biscuit recomendam o uso do formol como conservante. Este produto, além de ser de difícil aquisição, comprovadamente causa danos à pele e à saúde. Em nossa receita o formol é substituído pelo vinagre branco ou limão, fácil de ser encontrado e inócuo à saúde, possui o mesmo poder de conservar a massa após os trabalhos prontos.







Materiais Necessários

· Tinta (óleo ou para tecido)
· Jogo de estecas
· Rolo de massa
· Estilete
· Carretilha de corte
· Tesoura de ponta
· Revistas
· Papelão
· Tubo de cola
· Miçangas
· Olhos
· Imãs
· Caneta para desenho ou pincel
· Saco plástico
· Pistilos

Materiais Auxiliares

· Molde de silicone
· Extrusora
· Cortadores
· Cilindro
· Marcadores

Dicas essenciais

· Nunca deixe a massa exposta a correntes de ar por muito tempo para evitar formação de uma casca ao redor da massa, o que pode comprometer o trabalho.
· A massa preparada no microondas, além de não exigir esforço físico, é totalmente aproveitada. Já a massa preparada na panela, pode ocorrer o desperdício da crosta das bordas.
· Se depois de pronta, no momento do trabalho, a massa estiver um pouco dura, coloque-a por cerca de 3 segundos no microondas em potência máxima, a consistência voltará ao normal.
· Muito importante, se você trabalhar com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.

Dúvidas mais freqüentes

· Minha massa fica dura (ou mole) demais e difícil de trabalhar, por que?
A massa de Bisquit guando passa do ponto além de endurecer, fica emborrachada. Quando não no ponto, fica mole e pegajosa. Para que isso não aconteça, observe a partir do segundo minuto quanto tempo mais deverá ficar no forno. O ponto certo para começar a sovar é quando, ao se levantar a massa da tigela ainda exista um pouco de cola no fundo com a aparência de um creme. Retire tudo da tigela (inclusive este creme), coloque em uma superfície lisa untada com um pouco de creme para mão não gorduroso e acrescente o restante (até completar uma colher rasa de sopa) conforme for sovando. Ao terminar de sovar, a massa deverá estar macia. Embale-a e, saco plástico imediatamente.



· Eu posso acrescentar amido de milho na hora que estiver sovando a massa?
Não se acrescenta nada ao sovar a massa de Bisquit, com exceção de uma colher de sopa rasa de creme de mão não gorduroso. As peças quebradiças depois de secas devem-se justamente à adição de amido de milho cru à massa já cosida.


· Posso usar um creme para mãos que contenha gordura?
Não, o creme com gordura deixa a massa esfarelada.

· Eu posso guardar a massa de Bisquit na geladeira?
A massa se conserva bem se estiver armazenada em sacos plásticos bem fechados, mas se sua na região o clima ou a temperatura estiver muito quente aconselha-se a colocá-la na geladeira.

· Como devo proceder quando a massa pronta e embalada cria uma camada de bolor?
A massa fica com a camada de bolor quando é utilizada uma quantidade excessiva de creme. Para que isso não ocorra, coloque sempre a quantidade indicada de creme.

· Quando a minha massa fica dura, eu posso reaproveitá-la?
Você pode reaproveitar, juntando à essa massa uma massa mais macia que você fizer.

· Quando estamos trabalhando com a massa de Bisquit, qual a precaução que devemos ter para que ela não resseque?
Devemos mantê-la sempre embalada em saco plástico e tirar da embalagem apenas a quantidade de massa a ser utilizada. Quando o trabalho necessita de grande quantidade de massa já esticada, devemos mantê-la sempre coberta com plástico para o ar não ressecá-la.

· Por que quando faço modelagem, principalmente de bolinhas, a massa fica com rachaduras e não consigo uni-la uniformemente?
Ao fazer modelagem, principalmente de bolinha, devemos enrolar com a palma da mão, apertando e pressionando fortemente, para que fique uniforme e sem fendas.


· Quando faço tiras com a extrusora , elas saem arrepiadas, por que isso acontece?
A massa ao sair da extrusora fica arrepiada porque está com grumos por dentro. Para que isso não acorra, a massa deverá ser bem sovada antes de ser colocada na extrusora .

· Por que em trabalhos feitos com massa tingida, depois de secos, a cor escurece?
Ao tingir a massa, procure deixar numa tonalidade abaixo da cor desejada, porque é normal escurecer depois do trabalho seco.

· Por que quando tinjo a massa em tons claros, o trabalho fica transparente?
Quando tingimos a massa com tons claros, devemos colocar um pouco de tinta a óleo branco de titânio, porque a mesma deixa a massa ficar leitosa e sem transparência.

· Quanto tempo demora para secar uma peça de Bisquit?
A secagem depende do tamanho do trabalho, um imã de geladeira, por exemplo, demora em média 24 horas para secar por completo.

· Como acelerar o processo de secagem das peças em Bisquit?
O correto é que as peças sequem ao ar livre, pois deste modo elas secam por inteiro. Através de outro métodos, o trabalho seca superficialmente e o seu interior ainda fica úmido, correndo o risco do aparecimento de bolor. Secador de cabelos, ventilador ou secadora de roupas podem ser usados para acelerar o processo de trabalho com espessura fina.

Nenhum comentário: