terça-feira, 21 de abril de 2009

TIRADENTES: O Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER"o TIRADENTES"
Lutador pela independência do Brasil: 1746-1792



QUANDO TUDO ACONTECEU...

1746: Nasce em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; os pais são Domingos da Silva Santos, nascido em Portugal, e Maria Antónia da Encarnação Xavier, nascida na Vila de São José d’el Rei (Brasil). - 1755: Morre Maria Antónia; o viúvo e os órfãos mudam-se de vez para a Vila de São José. - 1757: Órfão de pai. - 1780: Arregimenta-se como soldado. - 1781: É promovido a Alferes. - 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos - quer de aplicação civil, quer militar. - 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa - 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro. - 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.

Aqui estou em Minas Gerias, Ouro Preto fui conhecer um pouco da história, o artesanato local e fazer o que mais amooooooooo compras rs.
Com meus sobrinhos mineiríssimos Rafael e Pedro Paulo que moram em Cons. Lafaiete MG, fomos conhecer um pouco da história,este porão é de um casarão onde segundo pesquisadores Tiradentes realizava algumas de suas reuniões e onde os negros escravos na época ficavam presos acorrentados em troncos ,um horror! A energia desse local é muito ruim, apesar de já ter se passado muitos anos, mas, é incrivel a sensação que esse local causa, o pobrezinho do Pepê passou até mal depois... O sofrimento está empregnado no local, ainda hoje é muito presente.

3 comentários:

Táta disse...

obrigada pela visita e pelo coment....
estou te mandando email ok?!?!
bjokas, Cátia

designer bags disse...

nice blog with great work,

liked the way it turned out, bless you.

nice fashionable content though.

Denise Fialho disse...

A graça de Tiradentes é o feriado e só.