segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Rosas e botões de fita

Facilitando...


Materiais:
4m de fita de cetim n º 1 mesclada para rosa e botões
5m de fita de cetim nº 00 mesclada verde
3m de fita de cetim nº 0 mesclada verde
2m de fita de cetim mesclada nº00 da cor da rosa
1 meada de linha anchor verde
Agulha e linha de costura
Tesoura
Isqueiro
Passo a passo:
Rosa raiada
Risque com o molde nº 3 o circulo interno.
Risque primeiro um "y" e depois mais duas partes , formando 5 raios, sempre deverá ser limpar
O nº de raios.
Faça pontos retos em cima dos raios com a fita nº 00 ou com linha de bordar, cuidando para ficar bem firme , senão pode perder a rosa ,na hora de bordar.
Arremate bem pelo avesso.
Corte 1,30 cm de fita de cetim mesclada para a rosa. Comece pelo meio fazendo um ponto nó colonial, que é opcional, se não quiser o nó não precisa. De umas viradas na agulha no sentido horário para a fita enrolar de maneira bonita.
Comece sua rosa passando nos raios , um sim outro não, vá ajeitando as voltas sem apertar muito e sem deixar muito frouxo, vá dando forma a sua rosinha .
A fita deve ser enrolada aos poucos, faça quantas voltas quiser , até encher a rosinha e desaparecer sues raios, a fita pode ir todinha, no final passe a agulha para o avesso, corte nem pequeno o excesso , queime ,e costure as duas pontinhas uma na outra.
Botão
Saia coma a fita nº 1 no direito, comece com um movimento de ponto margarida, mas ao descer cruze a fita na cabeça da agulha com um movimento de 8 e suba , lace novamente em cima cruzando com um movimento de 8 novamente, desça com a fita e agora de a ultima volta sem cruzar, feche o ponto em cima ,e saia coma agulha na parte inferior do botão e prenda em baixo como em cima.
Faça o acabamento com pontos retos para a sépala e finalize com um rococó e com pontos apanhados com a fita nº 00.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Eme,
obrigada por compartilhar!Fazia um tempão que eu buscava este Pap.Aproveitei e peguei os moldes de caixas.Passa lá no meu cantinho pra dar uma olhada:
www.artesanatodalou.blogspot.com
Sua visita me dará mto prazer!
bjs
Lu