sábado, 15 de maio de 2010

Para quem quer rezar para Santo Antonio e quem sabe até arrumar o tão sonhado marido.

Este é o modelo do passo a passo Créditos da artesã Lia Faccio
Aqui uma outra opção. Então, caixote à mão use a criatividade e boa sorte.

Para fazer um oratório de madeira de caixote, primeiramente pegue um caixote de uva e retire uma madeira do fundo com aproximadamente 11 cm de largura.
Em seguida meça a parede do fundo com 20 cm de altura. Risque um declive de 4 cm para cada lado, a fim de obter o formato do telhado. Corte com a serra, passe a lixa e preggue na parte de trás, um gancho de abridor de lata de cerveja com pregos minúsculos.
Do caixote de frutas leves, retire as paredes laterais, o teto e a base, que é mais grossa. Corte e lixo. Passe cola para madeira, e deixe sobre a bancada de um dia para o outro.
A seguir corte tiras de papel sulfite usado, enrole e faça rolinhos de papel, os quais va encaixando um dentro do outro, o que os deixa durinhos.
No dia seguinte cole esses rolinhos nos “encontros” das madeiras, iniciando o trabalho de calafetação, o qual ficará completo com a aplicação da massa corrida. Espere a massa secar, inicie o trabalho de lixar, deixando a peça bem lisinha.
Para obter o efeito de pátina provençal, faça uma pintura com tinta PVA marrom-claro e deixe secar. Em seguida aplique parafina quente sobre a peça, e principalmente nas bordas.
Logo a seguir aplicque três camadas de tinta PVA branca, e deixe secar.
Inicie o trabalho de raspar com uma espátula fina e cacos de vidro a tinta branca, dando a aparência de envelhecimento.
Para adornar a peça, faça uma découpage com guardanapo, usando anjos ou flores, e por fim passe verniz brilhante para artesanato, o que deixa a peça com aspecto rústico, porém delicado.

Esta é a proposta de trabalho da artesã Lia Faccio, reaproveitar o que seria entulho, transformando-o em peças decorativas, com criatividade e baixo custo. Muitas delas são úteis como os caixotes de laranja que se transformam em prateleiras, abrigando livros, virando sapateira, e tornando assim a decoração mais simples e barata.

Faz um carinho para o Santo Antonio quem sabe ele não atende aquele velho pedido e te arruma um marido!

Nenhum comentário: