segunda-feira, 31 de maio de 2010

Richilieu, nova paixão

MATERIAL

- Peça onde será aplicado o bordado (pode ser um pedaço de tecido, fronha, lençol, almofada, toalha de mesa)
- Fio de overloque
- Cordonê no. 00
- Tesoura de ponta curva
- Linha (de acordo com o tecido escolhido)

COMO FAZER

1. Tire as medidas da área onde o bordado será aplicado.

2. Faça o risco em tamanho natural numa folha de papel sulfite.

3. Transfira o risco para o tecido usando uma folha de carbono.

4. Monte o tecido no bastidor, encaixando o aro maior por baixo do tecido. Estique bem e coloque o aro menor sobre o tecido. Os aros devem fazer uma espécie de "sanduíche" com o tecido.

5. Puxe as laterais para deixar o tecido bem esticado. Se sentir que o tecido está frouxo, use o seguinte truque: enrole o aro maior do bastidor com uma tira de tecido.

DICA:

Se o tecido for muito fino ou desfiar demais, aplique entretela colante pelo lado avesso antes de montá-lo no bastidor.

6. Retire o conjunto do pé calcador da máquina (a sapatilha e a haste).

7. Isole os dentes impelentes. Consulte o manual da sua máquina para verificar o procedimento adequado. Se a máquina não possuir o isolador, mantenha o seletor de comprimento do ponto na posição 0.

8. Encaixe o bastidor na máquina, observando se ele corre livremente por toda a área de costura.

DICA:

A tensão da linha não deve estar muito apertada. Para dar mais elasticidade ao desenho, e obter um resultado final melhor, use fio de overloque na bobina e não se esqueça de verificar se a agulha está adequada ao tipo de tecido (Procure usar a agulha mais fina para aquele tipo de tecido, evitando danificar suas fibras).

9. Comece o bordado fazendo duas costuras retas, uma sobre a outra, em todo o contorno do desenho.

10. Com uma tesoura curva, pequena e bem afiada, recorte as partes vazadas do desenho, bem rente à costura.

DICA:

Como este trabalho é muito delicado, vá recortando os desenhos aos poucos, para evitar que o tecido desfie ou deforme.

11. Coloque o cordonê sobre a costura reta e selecione a largura do ziguezague adequada. Faça alguns pontos e puxe suavemente o cordonê, até que ele fique bem escondido dentro da costura.

12. Continue contornando todo o desenho com o cordonê. O acabamento deve coincidir com os pontos iniciais para que fique imperceptível. Faça isso em todas as partes vazadas do desenho.

DICA:

Nunca inicie o trabalho pelos cantos do desenho. Inicie sempre a colocação do cordonê por uma parte central para que o acabamento seja perfeito.

13. Para fazer os filetes, o procedimento é simples, mas requer alguns cuidados. Marque nas linhas paralelas os locais exatos onde serão feitos os filetes. Faça as duas costuras retas apenas sobre as linha paralelas e recorte um pedaço pequeno (o suficiente para fazer dois ou três filetes).

14. Faça algumas linhas, unido os dois lados. Selecione o ziguezague menor e costure sobre as linhas.

15. Conforme vai preenchendo os filetes, recorte mais um pouco o interior das linhas paralelas. Repita o mesmo procedimento até o final.

16. Passe o cordonê, da mesma maneira que foi passado nas flores, em todo o contorno das linhas paralelas que sustentam os filetes.

17. Se desejar, coloque um cetim colorido por baixo do trabalho.



Fonte: Ateliê Singer - Marina de Oliveira

4 comentários:

Vania Verçosa disse...

Muito delicado e lindo, tem que ter muita paciência para fazer, eu não tenho, pois teria que fazer sem interrupções e para mim é quase impossivel, pois sou a mãe motorista, só vivo pra cima e pra baixo com as minhas gatinhas.

Parabéns.

Beijos...

**Mari** disse...

Olaaaaa!!! Obrigado pela visita e carinho do seu comentário!!! Estou aprendendo a cada dia =)... Uma maravilhosa semana pra ti!!! Adoro os passo a passo que posta aqui!!! =) Bjinhussssss Pode deixar que darei bastante bjus na JUJU...rsrsrs

Bjinhus

Pink disse...

que lindo trabalho amiga vc é mesmo uma artista parabéns vou te mandar os moldes que falei é que ando fazendo muitas rosas de feltro pra entrga e não tem sobrado tempo beijos

Sonia Facion disse...

Olá Eme!!!!

Sou sua parceira na troquinha Verde e Amarelo, eô eô.....viva a seleção, hehehe.......

Vamos nos falando, gostei do que vi por aqui.

Bjks

Sonia