quarta-feira, 7 de julho de 2010

Morangos - Eco bag


Material

50cm de tecido de algodão
65 cm de tecido estampado
1.50m de cordão de cetim
Retalhos de feltro
Plumante
Material básico de costura para execução da peça.

Modo de fazer.

Sacola:
Corte no algodão cru ou tecido liso 1 retângulo de 80cm x 50ccm
No tecido estampado corte dois triângulos de 28cm “

Alças:
Corte 2 faixas no tecido verde de 10 cm x 65 dobre vincando com ferro ao meio e depois dobrando as extremidades e passe uma costura nas bordas externas para acabamento.

Passante:
Corte e 2 tiras 20cm x 0,8 cm ( para o passante) dobre as laterais menores e passe uma costura nas bordas, dobre e reserve.

Triângulos:
Corte 2 triângulos 28cm
Faça uma dobra pequena na parte maior do triangulo”vinque a ferro”, encaixe o passante dobrado bem no meio, prendendo com alfinete. Posicione o triângulo sobre o tecido conforme o esquema do molde, prenda com alfinete ou alinhave, repita o mesmo processo com o outro lado, conforme o esquema. Passe uma costura apenas na parte de cima do triangulo, fixando o triângulo e o passante sobre o tecido.

Encaixe das alças:
Faça uma dobra dupla na parte de cima da sacola de +ou- 4 cm “vinque a Ferro” para o lado avesso.
Dobre a sacola ao meio pelo avesso para facilitar o posicionamento das
alças.
Encaixe as alças nas extremidades por baixo da dobra, deixando uma medida de 11 cm para cada lado da sacola. Prenda com alfinetes.
Passe uma costura na dobra inferior com alças posicionadas para baixo, depois passe uma costura na parte superior da dobra, colocando as alças para cima.

Montando a Bolsa:

Dobre o retângulo “sacola” já montada com as alças e triângulos ao meio pelo lado direito.
Acerte bem o posicionamento, pois estes devem estar certinhos, sem sobras de tecido, que pode acontecer na fixação dos triângulos. Caso tenha excesso de tecido acerte usando uma tesoura ou cortador.

Passe uma costura pelo lado direito, vire pelo avesso e passe outra costura, assim a sacola ficará com acabamento interno.

Corte 2 tiras de 75cm de cordão de cetim ou fio encerado. Passe pelo passante, dando toda a volta na sacola, de modo que as pontas fiquem para um mesmo lado.

Passe o outro fio pelo outro lado repetindo o processo.
Transfira o molde da fruta para o tecido, no caso do morango costure a lateral menor pelo avesso, desvire e encha com plumante, feche a extremidade com pontos alinhavos e encaixe o cordão, prendendo bem, se preferir utilize cola quente para prender a cépula do morango no cordão.

Coloque a parte da sacola para dentro do triângulo, deixando as alças para fora e puxe o cordão dando um laço.

Artesã
Vivi Prado

Um comentário:

Margaret disse...

Eme, que coisinhas mais lindas vou tentar fazer...rrrr..com tantos detalhes acho que vou conseguir..

Beijos

Margaret