segunda-feira, 29 de março de 2010

Minha cidade é linda demais... Parabéns Salvador por seus 461 anos

Deise gabriele num fim de tarde, foi contemplar o Pôr do sol no Forte Monte Serrat, em Boa Viagem.
Artesanato local o famoso berimbau

Mercado Modelo da Bahia ao fundo Elevador Lacerda


Igreja do Sr. do Bonfim da Bahia



Centro Histórico de Salvador



Vista da parte alta do Elevador Lacerda, e pensar que foi numa dessas escunas que se vê ao fundo que meu irmão partiu... Saudades.




Eitha cidade linda que amooooooooo de paixão, que enlouquece baianos e turistas. Você já foi a Bahia nega? Não? Então venha, pois Salvador te espera de braços abertos.

Salvador da Bahia é uma dádiva que os deuses, generosamente, dividem com os soteropolitanos e com todos que a visitam. Além de levar a cidade de presente na lembrança, o visitante pode guardar um pedaço de Salvador na forma de souvenirs que compõem o legado artesanal baiano, fortemente influenciado pelos três povos responsáveis pela construção dos principais traços da sua cultura e da sua raça.

Utilizando recursos naturais como matéria prima (a exemplo da palha, do couro, da cerâmica, da madeira, das conchas do mar e das sementes), os artefatos mais simples têm um preço bem mais em conta. Muitas peças são elaboradas em metais como o ouro, a prata, o bronze e o latão. Os mais sofisticados são produzidos em pedras preciosas e semipreciosas.

Como temas, os inspirados artesãos optam em geral pela religiosidade, expressando em imagens os santos católicos e do candomblé. Os patuás, que revelam o sincretismo do seu povo, são explorados através das figas, olho-de-boi, alho, trevo de quatro folhas, a famosa fitinha do Bonfim, dentre outros. A natureza também é lapidada nestas peças e refletem a flora e fauna locais. A musicalidade é apresentada através de atabaques, paus de chuva e tambores d’água, além do famoso berimbau e tantos outros inusitados instrumentos.

Os artesãos de Salvador, mais do que artistas, são grandes inventores. Têm excelente criatividade e senso estético. Prova disso é que a capital baiana é internacionalmente famosa pela produção de instrumentos musicais artesanais capazes de produzir sons que são aproveitados por artistas consagrados da música de outros países.

O artesanato de Salvador pode ser encontrado, em todas as suas variações, no Mercado Modelo, que é o maior centro de artesanato da América Latina. As peças podem também ser adquiridas no Instituto de Artesanato Mauá e no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC, organizações destinadas ao fomento das atividades artesanais. Visitando o Pelourinho, é possível encontrar uma infinidade de lojas especializadas que também dispõem de excelentes opções de souvenirs para o visitante.

Expressão artística e cultural, o artesanato envolve um mundo mágico composto de artificies, matéria-prima e o conhecimento passado de geração em geração para o fabrico dos mesmos. Trabalhem com linhas, tecidos, barro, argila, pedras ou conchas do mar, os artistas conseguem emprestar a cada peça uma força que caracteriza o espírito baiano, que carrega a magia de São Salvador da Bahia. Quem leva esses pequenos mimos aos quatro cantos do mundo, espalha por aí a vontade de beber da energia da fonte. Essa força que cristaliza a matéria e que ganha forma nas mãos do artesão soteropolitano. Capaz de deixar o presenteado com água na boca e o visitante que presenteia com vontade de voltar...

2 comentários:

Iraildes disse...

Vem ca',
Pelo visto,
patroci'nio da prefeitura?
Boa gostei!
beijos

Eme Fialho disse...

KKKKKKKKKKKKKKK só vc viu figura! Bjus